quinta-feira, 14 de abril de 2011

Óleos que ajudam a emagrecer e melhorar a saúde

Nem toda a gordura é do mal! Por mais estranho que possa parecer, existem as gorduras do bem. Conheça agora o time de óleos que são muito benéficos para a saúde. Alguns até ajudam a mandar embora aqueles quilinhos a mais!

Óleo de Oliva: Considerado um elemento fundamental no combate às doenças cardíacas, o óleo ou azeite de oliva apresenta uma grande quantidade de gordura monoinsaturada que não se converte em colesterol. “O alimento ajuda a reduzir os níveis do LDL (colesterol ruim) no organismo, minimizando os riscos de sofrer com problemas como a aterosclerose, o infarto agudo do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais”, diz o nutricionista Ricardo Zanuto. Para a cardiologista Ana Carolina Gagliardi, os polifenóis presentes no alimento também comprovam seu poder terapêutico. “Eles reduzem a formação de radicais livres, atuando como antioxidantes que agem beneficamente em todo o corpo, até mesmo no coração”, explica. Os radicais livres são substâncias responsáveis pelo processo de envelhecimento e pelo aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer.

Óleo de Linhaça: Além de preservar parte das propriedades nutricionais da semente, o óleo tem maior quantidade disponível de ômegas - gorduras essenciais ao corpo e fundamentais no processo de emagrecimento. "Aliar a cápsula a uma dieta equilibrada faz perder até 5 kg por mês", diz a nutricionista Carolina Chuichmam dos Anjos. E por que a cápsula ajudar a secar as gorduras? O segredo é que o ômega 3, presente no óleo, é capaz de combater processos inflamatórios, como o acúmulo de gordura. "Ele atua dentro do adipócito (célula de gordura), diminuindo a inflamação", explica a nutricionista Stefania Valente da Silva. Além disso, faz o intestino funcionar bem e ajuda a promover a saciedade.

Óleo de Fígado de Bacalhau: Além de ácidos graxos ômega 3, ele é rico em vitaminas A e D pré-formadas. A vitamina D influencia na absorção do cálcio, magnésio e zinco que, em níveis adequados, são fundamentais para a neurotransmissão. Doenças como a enxaqueca, depressão, ansiedade, pânico, fibromialgia e síndrome do déficit de atenção, têm como base um mau funcionamento na neurotransmissão.Um estudo norte-americano publicado na revista Epidemiology and Infection, relata que a forma biologicamente ativa de vitamina D (que se encontra no óleo de fígado de bacalhau) possui grandes propriedades antiinflamatórias. A vitamina D contribui também para o equilíbrio hormonal. Estudos científicos associaram sua ingestão à melhora de doenças como ovários policísticos, infertilidade, TPM e problemas associados à menopausa. Para ser assimilada pelo organismo de maneira adequada, a vitamina D precisa ser ingerida juntamente com gordura, pois ela dissolve-se na mesma, facilitando a sua absorção. Além disso, é desejável que mantenha uma proporção adequada com a vitamina A. Ambos esses requisitos estão presentes no óleo de fígado de bacalhau.

Óleo de Cártamo: é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade. Possui altos teores dos ácidos linoléico e oléico, conhecidos popularmente por aliviar dor em pacientes que sofrem com inflamações crônicas no intestino. Estudos indicam que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para sua eliminação em maior quantidade. Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação da enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica), que tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda. Os nutrientes do Óleo de Cártamo têm a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a lipólise, que é a queima de gordura. Mas os benefícios não param por aí, além de auxiliar no processo de emagrecimento, o Óleo de Cártamo ajuda a reduzir o colesterol, combater a celulite e tonificar a musculatura.

Óleo de Gérmen de Trigo: como o próprio nome diz, é apenas a ponta que faz germinar o grão do trigo. E ai está o seu segredo; trata-se da porção mais nutritiva da semente. Ela é rica em carboidratos, lipídios, vitaminas do complexo B e E, além de estar repleta de minerais, como fósforo, cálcio e ferro. A vitamina E protege as células dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. O gérmen de trigo é um dos alimentos mais ricos em vitamina E .

Óleo de Alho: o alho era um medicamento importante para os egípcios antigos, aparecendo em 22 dos mais de 800 medicamentos listados no famoso papiro de Ebers. É um suplemento notável, pois possui em sua composição vitaminas (A1, B2, B6, C), aminoácidos, proteína, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) além de enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina - responsável pela maioria das propriedades medicinais, tais como: diminuir o mau colesterol; atuar beneficamente no sistema respiratório; ativar o cérebro e a reforçar o sistema imunológico.


Veja todas opções disponíveis na http://www.lojadojardim.com/



Nenhum comentário: