segunda-feira, 26 de março de 2012

Nutricionista tira suas dúvidas sobre o Coco, Óleo de Coco e Farinha de Coco

A Nutricionista Funcional Dra. Fernanda Granja tira as dúvidas sobre o uso do Coco, Óleo de Coco e Farinha de Coco, em entrevista ao Portal IG. Veja abaixo na íntegra:


1 -Quais os principais nutrientes que encontramos no coco?

Dra Fernanda Granja - Encontramos boas quantidades de ferro, cálcio, sódio, e proteína, além de conter baixa quantidade de gordura. Encontramos também o TCM (Triglicerídeo de Cadeia Média), que não é armazenado como forma de gordura por ser facilmente absorvido, e com isso “obriga” o organismo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia, sendo indicado para atletas ou pessoas que queiram diminuir a quantidade de gordura corporal.
Os TCM apresentam fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação, sendo assim, não representam um fator de risco cardiovascular, pelo contrário, exercem um efeito protetor.

2 -Li que a fruta é riquíssima em duas gorduras, o ácido láurico e o monolauril. Por que elas são consideradas benéficas? 

Dra Fernanda Granja - O ácido láurico, ácido graxo de cadeia média, que no corpo humano se transforma em monolaurina, está presente na fruta e no óleo de coco. Encontrando também no leite materno, ele tem a função de exercer forte ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, combatendo vários microorganismos maléficos ao ser humando, como Candida albicans, Citomegalovirus, Clamídia, Estreptococos, Giárdia, Helicobacter pylori, Herpes, ect .
Além do ácido láurico, o coco contém ácido cáprico, que se transforma no organismo em monocaprina, um composto também com propriedades antimicrobianas e antiviral.

3 -Há diferenças nutricionais importantes entre a fruta e a farinha? Ou os componentes são preservados?

Dra Fernanda Granja - A farinha de coco é obtida a partir da extração do óleo de coco e, por isso, não contém os ácidos graxos encontrados no óleo, que são o ácido láurico e o ácido caprílico. O ácido láurico é a mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico, já o ácido caprílico, age contra fungos e bactérias, auxiliando no bom funcionamento do intestino e sendo indicado para combater com excelência micoses e candidíases. 
A vantagem da farinha é que ela é rica em fibras e funciona como substituta da farinha de trigo e do leite em preparações, sendo uma aliada para as pessoas que são intolerantes ao glúten e à lactose. 
Por ser rica em fibras solúvel e insolúvel, a farinha nos proporciona vários benefícios:
• auxilia no Diabetes, pois diminui o índice glicêmico devido a quantidade de fibras dietéticas presente no produto
• Reduz o nível de o colesterol total, principalmente o “mau” colesterol, o LDL
• Reduz triglicerídeo
• Auxilia na perda de peso devido à quantidade de fibras, pois promove maior sensação de saciedade
Além disso, a farinha contém TCM, que não é armazenado em forma de gordura e por isso, ajuda na queima de gordura corporal, principalmente no exercício e é rica em minerais, como ferro e cálcio que não são perdidos no processo de maceração do coco. No entanto, o cálcio atrapalha a absorção do ferro, então não podemos dizer que esse tipo de alimento é benéfico para anemia ou para a saúde dos ossos.

4 -É mais vantajoso consumir a farinha ou a fruta? 

Dra Fernanda Granja - A pessoa pode escolher, pois as duas são benéficas. A farinha pode ser usada para quem quer todos os benefícios das fibras, como redução de glicemia no sangue, coletesterol e triglicérides. Já a fruta e o óleo, contêm benefícios contra bactérias, vírus e microorganismos indesejáveis ao ser humano. Contém também TCM que é indicado para melhora de doenças intestinais e para ajudar na queima de gordura corporal.

5 - Há contraindicações?

Dra Fernanda Granja - Ainda não foi relatado nenhuma contraindicação.

6 -O óleo de coco faz o mesmo efeito se for em capsulas ou liquido? Qual é o melhor? 


O melhor jeito de consumir o óleo de coco em espécie mesmo, ou seja, líquido. A cápsula geralmente tem que tomar 13 por dia, para fazer efeito... eu acho muita cápsula pra tomar de uma vez! Então é melhor usar o óleo mesmo! 


Fonte: www.drafernandagranja.com 


À VENDA NA WWW.LOJADOJARDIM.COM 

Nenhum comentário: