Benefícios. De acordo com o site do Conselho do Mirtilo dos EUA, esta fruta cumpre um papel importante na saúde: apoia o bem estar cardiovascular, mental, a resposta da insulina e, além disso, por suas propriedades antioxidantes, tem a capacidade de ajudar na prevenção do câncer.
Vitamina C. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos destaca que o mirtilo é rico em vitamina C, que ajuda à prevenção de doenças respiratórias, estimula a produção de colágeno, melhora a saúde das gengivas e reforça o sistema imunológico. Uma porção contribui com 14 mg desta vitamina, quase 25 por cento de sua necessidade diária!
Fitonutrientes. O Conselho do Mirtilo dos EUA menciona que esta fruta conta com fitonutrientes chamados polifenóis, cujas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudam a reduzir os processos associados com doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças relacionadas com a idade.
Vasos capilares. O mirtilo também ajuda a proteger e fortalecer as paredes dos vasos capilares, relacionados com a prevenção de varizes, flebite, hemorroidas e problemas da visão, especialmente aqueles relacionados com a retina. Assim está explicado no site Women Fitness, especializado em bem estar.
Fibra. Uma porção de mirtilos pode ajudá-la a alcançar sua necessidade diária de fibra, apoiando sua boa digestão. Além de contribuir com vitaminas, sódio, cobre, frutose e outros nutrientes que essa poderosa fruta contém.
Redução de gordura. De acordo com o Women Fitness, em um estudo realizado pelo Centro Cardiovascular da Universidade de Michigan com ratos, descobriu-se que o mirtilo poderia ser um grande aliado para a silhueta já que foi detectado que ele parece estimular a redução de gordura abdominal.
Saúde urinária. Por suas propriedades antibióticas o mirtilo pode ajudar também a prevenir as infecções urinárias graças ao seu poder antiaderente, segundo menciona o Women Fitness, pois estimula a eliminação da bactéria b-coli no trato urinário.
Saúde mental. Você sabia que o mirtilo também ajuda na saúde do sistema nervoso central e dos neurônios? Descobriu-se que ele pode ser um aliado essencial para prevenir o Alzheimer, reparar células do cérebro que estão danificadas e manter uma boa memória. Não se esqueça disso!
Saúde cardiovascular. Uma das grandes vantagens do mirtilo é que ele pode aumentar o HDL, conhecido como “colesterol bom”, devido à capacidade antioxidante, ajudando na prevenção de doenças cardíacas.
Este superalimento com seus grandes benefícios não deve passar despercebido na sua dieta, e inclusive ajudará a manter você feliz, pois, de acordo com o Women Fitness, pode atuar também como um antidepressivo.
Fontes: Conselho do Mirtilo dos EUA (blueberrycouncil.org), Women Fitness (womenfitness.net), Serviço de Pesquisa de Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ars.usda.gov).