sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os Superpoderosos Alimentos Antioxidantes

Alimentos Antioxidantes - valiosos para a saúde!


     Um recente estudo analisou o conteúdo de antioxidantes em mais de 3 mil tipos de alimentos consumidos mundialmente, identificando as principais fontes destas substâncias na alimentação.
     
O que são os antioxidantes?
     Os antioxidantes são compostos químicos que auxiliam no combate aos radicais livres e na prevenção de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares. Por isso, consumir habitualmente alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar na manutenção da saúde e qualidade de vida.
     Selecionamos abaixo os grupos de alimentos mais ricos em antioxidantes, segundo a pesquisa. Conheça quais são eles e adicione mais saúde no seu dia a dia!
    
 Temperos e ervas: são um dos principais grupos de alimentos com alto valor de antioxidantes. Podem ser destacados o cravo-da-índia, hortelã desidratada, pimenta-da-jamaica, orégano, tomilho, alecrim, açafrão e sálvia (todos desidratados). Apesar de serem consumidos em pequenas quantidades, contribuem de maneira importante para o potencial antioxidante da dieta, especialmente quando utilizados regularmente nas preparações culinárias.
     
Frutas vermelhas e berries: o mirtilo ou blueberry, o Zereshk (um tipo de baga vermelha), ameixa seca, cranberry, morango e romã são os alimentos que mais contêm compostos antioxidantes no grupo das frutas vermelhas e berries.
    
Nozes e sementes: as principais fontes de antioxidantes deste grupo são as nozes, noz-pecã, semente de girassol, castanhas, amendoins, avelãs e amêndoas, sempre com casca.
    
Frutas e sucos naturais: algumas frutas e sucos naturais com maior conteúdo de antioxidantes são maçã desidratada, damasco seco, suco de romã, manga desidratada, suco de uva, suco de ameixa, suco de cranberry e de blueberry, laranja, suco de laranja, mamão papaya e maçã.
     
Bebidas: os maiores valores de antioxidantes foram encontrados nas folhas de chás (não processadas), nos chás em pó e no café. Outras fontes são o vinho tinto, chá verde e chá preto, além dos sucos naturais acima. 
     
Chocolates: a presença do cacau é que determina o teor de antioxidante do chocolate. Por isso, os chocolates amargos, com mais cacau, são melhores para a saúde. No estudo, os chocolates com 70 a 99% de cacau apresentaram os maiores valores de antioxidantes, seguidos pelos de 40 a 65% e, por último, de 24 a 30% de cacau.




    

Nenhum comentário: