quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Capim-limão, chá-de-estrada, erva-cidreira



Planta de muitos nomes e grandes poderes


Cymbopogon citratus é seu nome oficial, mas esta planta medicinal também é conhecida como capim-limão, chá-de-estrada ou erva-cidreira. Muitas vezes, ela é confundida com a Melissa officinalis, mas é fácil reconhecê-la: o capim-limão (ou qualquer um de seus outros nomes) tem folhas alongadas e parecem lâminas, pois quando arrancadas sem cuidado, podem mesmo cortar as mãos. A planta não apresenta caule: as folhas saem da terra em forma de touceira e suas raízes são superficiais.

O nome chá-de-estrada, segundo alguns,surgiu em razão da planta apresentar suas raízes de forma superficial que, segurando a terra, ajudam a controlar a erosão. Por essa razão, é muito utilizada no plantio à beira de estradas.

Trata-se de uma planta perene, originária da Índia, que ficou famosa por suas valiosas propriedades medicinais. As folhas, muito ricas em um óleo essencial chamado citral,apresentam efeitos digestivos e calmantes, muito conhecidos pela medicina popular. A propósito, o citral, que apresenta um odor muito parecido ao do limão, é aproveitado em laboratórios e na indústria como matéria-prima.

Uma curiosidade: segundo os especialistas em fitoterapia, as folhas da erva-cidreira não devem ser fervidas, pois o óleo essencial (citral) é volátil e perde-se no ar ao sofrer fervura.

Por apresentar um delicado perfume, a planta também é muito usada na forma de sachês, para perfumar armários e guarda-roupas.
Um cuidado importante: recomenda-se o uso de luvas durante a colheita das folhas afiadas do capim-limÆo, para não causar ferimentos nas mãos.


Nenhum comentário: