sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Flores Comestíveis: Beleza e sabor nos pratos de verão



Capuchinha com ricota, pesto com flor de manjericão, bolo de chocolate com água de rosas... são só delícias feitas com beleza e sabor ...


Luis Gomes
receitas-flores-comestiveis


Utilizadas desde a Idade Média na preparação dos pratos, as flores comestíveis não apresentam contraindicação para os seres humanos, mas é importante ficar atento. No livro Entre o Jardim e a Horta, o botânico Gil Felippe destaca que nunca se deve colher flores na beira de estradas ou em plantações desconhecidas, uma vez que elas podem ter sido contaminadas por substâncias químicas ou animais. E mais: muitas delas são tóxicas. Por isso, o ideal é comprá-las em lugares especializados. Não recomenda- se a ingestão do miolo, e uma dica é provar as pétalas antes de arriscar-se: “Se o gosto for bom, leve para a cozinha; se for ruim, esqueça!”, aconselha Gil.

Livro Entre o Jardim e A Horta - Flores que vão para a mesa - à venda na www.lojadojardim.com

Refrescantes, 95% da massa das pétalas das flores é água, além de trazerem vitaminas A, B e C. É possível também cultivá-las em casa. A www.lojadojardim.com oferece o Kit Mini-Jardim de Flores Comestíveis que facilita o trabalho de quem quer cultivar suas próprias flores comestíveis . Seja qual for o prato, portanto, se vier acompanhado de flores, você certamente sentirá o sabor desse capricho da natureza.

E vamos às receitas!



Luis Gomes
03-receitas-flores-comestiveis
Capuchinha com patê de ricota

Ingredientes:
- 12 folhas e flores de capuchinha
- 200 g de ricota
- 1/2 lata de creme de leite light
- 50 g de queijo ralado
- Pimenta-do-reino branca
- Pimenta-calabresa
- Noz-moscada
- Sal e azeite

Modo de preparo:
Amasse a ricota com um garfo, acrescente o creme de leite light e tempere com 1 pitada de noz-moscada, pimentas, sal e azeite a gosto. Se quiser, acrescente salsinha e cebolinha picadas. Assim que estiver pronto, recheie as flores e folhas de capuchinha com o patê e sirva como entrada.


Luis Gomes
04-receitas-flores-comestiveis
Pesto de manjericão com flor

Ingredientes:
- 2 dentes de alho
- 1 colher de chá de sal
- 3 colheres de chá de pinole ou nozes, sem casca
- 1 xícara de chá de folhas e flores de manjericão fresco
- 100 g de queijo pecorino ou parmesão ralado
- 1 xícara de chá de azeite
- Pimenta-do-reino


Modo de preparo:
Descasque e pique os dentes de alho e coloque-os em uma tigela. Adicione o sal e misture bem. Acrescente os pinoles ou as nozes trituradas e reserve. Lave as folhas e flores de manjericão, seque e pique em pedaços bem pequenos. Acrescente o queijo, o azeite, o alho com as nozes trituradas e misture muito bem até obter uma pasta homogênea. Tempere com um pouco de pimenta e enfeite com a flor de manjericão por cima. Sirva com pão.



Luis Gomes
06-receitas-flores-comestiveis
Bolo de chocolate com água de rosas

Ingredientes:
- 1 xícara chá de água fervente
- Pétalas de 6 a 7 rosas
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa de chocolate ao leite em pó
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 colheres de chá de fermento

Calda:
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 7 colheres de sopa de chocolate ao leite em pó
- 2 latas de creme de leite
- 3 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Para a água de rosas, coloque numa panela pétalas de 6 rosas e adicione a água fervente. Feche e reserve. Após 30 minutos, coe e bata com todos os ingredientes do bolo, adicionando o fermento por último. Misture com uma espátula delicadamente. Coloque a massa em uma fôrma untada e polvilhada e asse por 40 minutos. Para a calda, aqueça a manteiga, misture o chocolate e acrescente o creme de leite. Desligue o fogo e acrescente o açúcar. Quando estiver pronto, decore o bolo com chocolate granulado e o restante das pétalas.


Onde encontrar o Mini-Jardim de Flores Comestíveis: www.lojadojardim.com

Nenhum comentário: