quinta-feira, 18 de abril de 2013

Romã é aliada potencial na prevenção da doença de Alzheimer


Fonte: Vida Integral

Estudos comprovam: o consumo regular de romã protege contra doenças degenerativas que surgem com a idade

O mal de Alzheimer, doença degenerativa e atualmente incurável, atinge na maioria dos casos, idosos com idade entre 60 e 70 anos. Cerca de 900 mil brasileiros já foram diagnosticadas com a doença e diversas pesquisas para tratar a doença estão em andamento.
Na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), a pesquisadora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), Maressa Caldeira Morzelle, com orientação da Professora Jocelem Mastrodi Salgado, realizou pesquisa com resíduos de romã e constatou sua potencialidade como aliado na prevenção da doença de Alzheimer.
Inúmeros estudos indicam que entre consumidores regulares de frutas e verduras, é raro o diagnóstico de doenças degenerativas decorrentes da idade avançada. “Isso se deve ao fato de que a quantidade de antioxidante presente nesses alimentos é elevada”, comenta a autora do estudo.

Antioxidantes: essenciais
De acordo com o estudo da romã, apenas na casca da fruta é possível encontrar mais antioxidante do que em seu suco e sua polpa, e os antioxidantes são essenciais para a prevenção dos radicais livres que matam as células do corpo, provocando doenças degenerativas.
Maressa buscou alternativas que pudessem concentrar todo o extrato da casca em pó, para ser diluído como suco, ou adicionado a sucos de outros sabores, levando em consideração desafios do processamento e armazenagem e o fato de que a adição do composto bioativo não poderia afetar propriedades sensoriais do produto final.

Aliado
A conclusão do trabalho foi bastante satisfatória em relação ao desempenho do extrato de casca de romã elaborados com etanol e água, o que preservou a capacidade antioxidante do produto e sua integridade no armazenamento.
Observaram-se também, resultados positivos em relação ao preparado em pó para refresco, que não teve suas características sensoriais alteradas. “Desta forma, verifica-se o potencial para a indústria no emprego das microcápsulas à base do extrato casca de romã como ingrediente a ser incorporado na dieta, sendo um aliado na prevenção da doença de Alzheimer”, conclui a pesquisadora.





Nenhum comentário: