quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Alimentação à base de antioxidantes previne rugas, diz estudo


Alimentos ricos em antioxidantes auxiliam no combate ao envelhecimento da pele

  • Alimentos ricos em antioxidantes auxiliam no combate ao envelhecimento da pele
Uma pesquisa realizada recentemente pela Unilever mostrou que é possível amenizar as rugas faciais com a ingestão de um coquetel de cápsulas de isoflavonas de soja, licopeno, vitamina C e E + óleo de peixe (ômega 3). É que esse combinado de antioxidantes é potente contra os radicais livres – moléculas produzidas naturalmente pelo organismo, mas que, em excesso, aceleram o envelhecimento celular. Complicado? Que nada, em resumo, os radicais livres degradam o colágeno, proteína que garante a sustentação da pele, favorecendo o aparecimento das rugas.
O grupo pesquisado foi de mulheres no período pós menopausa, porque nessa fase há um declínio do nível de estrogênio, hormônio feminino que tem relação direta com a produção do colágeno. Assim, o estudo confirmou que uma suplementação bem feita, aliada a uma alimentação saudável, ajuda a pele a se proteger e produzir colágeno."Isso permite um benefício preventivo, que se envelheça mais devagar, e que a resposta a tratamentos estéticos seja melhor", declara o endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento.

A fórmula do sucesso
O segredo da eficácia desse mix de substâncias – ômega, Isoflavona, vitaminas C e E e lipoceno (veja os alimentos que são fontes dessas substâncias, no final da reportagem) – para uma aparência mais jovem, está na combinação delas. Miguel Curto, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que juntas essas substâncias agem sinergicamente, isto é, uma complementa a outra. É assim: ao atacar um radical livre prestes a agredir uma fibra de colágeno, a vitamina C torna-se instável e precisa de um parceiro, por exemplo, a vitamina E, para ficar estável de novo. Aí a vitamina E se desestabiliza e vem outro ajudante e assim por diante. "O processo de combate aos radicais livres é um ciclo que reçomeça até que eles sejam eliminados do organismo", diz o médico.

Porém, não só o mix de ativos garante sucesso nessa luta contra os efeitos do envelhecimento. "Cada substância antioxidante pode ser consumida separadamente, na forma de alimento ou em cápsula, regularmente. Isso é útil. Tudo depende da necessidade de cada pessoa", explica a nutricionista Eneida Bomfim, de Salvador (BA), que destaca, no entanto, que a vitamina C deve ser sempre associada às vitaminas E ou A. Na cadeia antioxidante, elas se complementam.
Beleza à mesa
Muitas vezes a dificuldade de ingerir todas as substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo nem é culpa só da má alimentação. "O simples transporte do alimento compromete o teor nutritivo. Para se ter uma ideia,  a laranja sai do pé com algo entre 70 e 100mg de vitamina C. Ao ser transportada por longo tempo, ela consome a própria vitamina para não se oxidar e chega à mesa com menos de 10mg de vitamina", diz Miguel Curto. O jeito de aproveitar ao máximo seus nutrientes é consumir frutas, legumes e verduras crus ou pouco cozidos, e os grãos e cereais na sua forma integral.

Vitamina C
É considerada um dos mais poderosos antioxidantes, mas perde seu teor nutritivo com facilidade, quando exposta ao ar, armazenamento prolongado ou cozimento. Fontes principais: frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), acerola, vegetais verde-escuros (rúcula, brócolis), caju e kiwi.

Vitamina E
Age em conjunto com a vitamina C e como esta, também tem seu teor nutritivo reduzido em até 50% quando exposta à luz, oxigênio e calor. Fontes: óleos de soja, milho, girassol e azeite de oliva; nozes, castanhas, amêndoas; sementes de abóbora, girassol, gergelim, linhaça; cereais integrais, abacate, vegetais de folha verdes e gema de ovo.

Licopeno
É um poderoso combatente dos radicais livres. Sua fonte mais rica é o tomate, que consumido cru apresenta, em média, 30mg de lipoceno por quilo do fruto, já o suco de tomate tem aproximadamente 150mg de lipoceno por litro.

Isoflavonas
Encontradas na soja e seus derivados – leite, feijões, queijo --  elas agem sobre a pele como o hormônio feminino, favorecendo bons níveis de colágeno. "Mas esse alimento deve ser usado com parcimônia por mulheres com predisposição ao câncer, por conta de sua função fitoestrogênica", diz Eneida.

Ômega 3
É um potente antioxidante que, inclusive, melhora a textura da pele, já que age sobre a fluidez celular. Fontes: peixes de maneira geral, principalmente os de água fria, como salmão, sardinha e anchova.

Nenhum comentário: