segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Aprenda a fazer um delicioso Vinagre Aromatizado com Orégano


As propriedades aromáticas e medicinais do orégano são conhecidas desde a Antiguidade. A palavra orégano (de Origanum) tem origem grega e significa "alegria da montanha". A erva já era valorizada na Grécia Antiga por seu aroma e sabor marcantes, mas foram os romanos que difundiram seu uso por todo o império até que ela chegasse à gastronomia italiana.

Ainda hoje, ele é um dos temperos mais utilizados em pratos italianos como molhos de tomate, berinjela à parmegiana, massas e, é claro, nas pizzas, além de dar um toque especial às saladas frescas. 


Uma curiosidade: considerado um tônico para o aparelho digestivo, o óleo essencial do orégano (c
omposto por cervacol, cimeno, linalol e tanino) pode auxiliar na digestão.

 Aprenda aqui como fazer um delicioso Vinagre Aromatizado com Orégano



Os gregos costumavam preparar um vinho aromático e digestivo com ramos de orégano. Aqui, adaptamos essa receita para o preparo de um delicioso vinagre, ideal para temperar saladas, carnes e outros alimentos. Vamos lá:


1. Lave bem um ou dois ramos de orégano fresco. Deixe secar completamente.
2. Esterilize uma garrafa e, depois de bem seca, coloque os ramos de orégano fresco. Complete com vinagre de vinho branco ou de maçã até cobrir a erva completamente.
3. Feche bem, usando uma rolha e deixe descansar por 15 dias. Agite o vidro antes de usar.


Ah! E se você quiser cultivar seu próprio Orégano em casa, bem saudável, fresquinho e sem nada de agrotóxicos, conheça nosso Kit Cultivar em Casa - Orégano - da www.lojadojardim.com 


Nenhum comentário: