quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Guaraná: pura energia!

O guaraná ganhou fama graças a seu poder estimulante, mas não é só isso: suas sementes escondem vitaminas, minerais e outras propriedades capazes de beneficiar o corpo dos pés à cabeça


É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o efeito energético e revigorante do guaraná. O que muita gente não sabe é que todo esse potencial está concentrado apenas nas sementes do fruto, ricas em constituintes chamados metilxantinas. A cafeína, a guaranina, a teobromina, a teofilina e o tanino fazem parte deste grupo que age como estimulante no sistema nervoso central e respiratório. "As metilxantinas produzem efeito relaxante da musculatura dos pulmões, melhorando a respiração e o fluxo sanguíneo", explica a nutricionista Weruska Barrios, do Hospital Samaritano, de São Paulo.
Vale dizer que o efeito energético do guaraná é até maior que o proporcionado pelo café, por- que possui concentrações superiores de cafeína em comparação ao grão (veja box). Por conta disso, o consumo regular da sua semente pode dar aquela forcinha para quem deseja melhorar a resistência em atividades físicas, afastar o cansaço mental e dar um chega pra lá na fadiga.

Em sua composição nutricional, aparecem a tiamina (vitamina B1) e o retinol (vitamina A), essenciais ao organismo. Enquanto a primeira participa ativamente do funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, a segunda beneficia a visão, o sistema imunológico e esquelético. Fósforo, potássio, ferro e cálcio integram o time de minerais que a compõem e que participam de inúmeras funções orgânicas. "O fósforo e o potássio atuam na contração muscular, o ferro compõe a hemoglobina e o cálcio participa da coagulação sanguínea", diz a nutricionista.

Aliado na recuperação
Um estudo divulgado recentemente e realizado por profissionais do Hospital Albert Einstein e da Faculdade de Medicina do ABC, ambos em São Paulo, constatou que o extrato de guaraná pode amenizar a fadiga de mulheres que estão em quimioterapia para tratar o câncer de mama. Segundo a pesquisa, 66% das pacientes submetidas ao teste mostraram-se mais dispostas após receberem doses diárias da substância durante três semanas. Outros estudos têm buscado verificar se o consumo de guaraná pode atuar também na prevenção do câncer, mas nada foi confirmado. (Fonte: Vida Natural)







Nenhum comentário: