quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pimenta, pimentinha.....


Elas quase sempre são vermelhas. E muito ardidas. Apesar de ser temida por muita gente, a pimenta além de ajudar no combate ao envelhecimento é bom afrodisíaco.

A pimenta tem "capsaicina" que previne o envelhecimento celular, acelera o metabolismo e é afrodisíaca.
“Ela libera endorfina. Que dá uma sensação de prazer. Isso explica até porque que a pessoa come pimenta, mesmo que seja ardida”, diz Enio Cardillo Vieira, nutrólogo.
Segundo os médicos o fruto não causa gastrite, úlcera ou hemorróidas como muita gente pensa, mas se a pessoa tiver estas doenças é bom evitar o consumo das mais fortes.

As pimentas malagueta, bode, cumari, calabresa e dedo de moça são bastante ardidas. Já a cambuci, conhecida como pimenta de cheiro e a biquinho são mais suaves e dão um gosto especial à farofa e ao arroz.

Quer dar um toque picante nas receitas? Seguem duas dicas ótimas!

GELÉIA DE PIMENTA

Ingredientes:
1Kg de maçã
1 litro de água
500g de açúcar
3 pimentas dedo de moça (apenas uma delas com sementes)
Suco de 2 limões
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Em um liquidificador, bater a maçã com a água e coar. Pegar este suco, acrescentar o limão, a pimenta picadinha e levar ao fogo baixo. Quando levantar fervura, acrescentar o açúcar e o sal. Deixar em fogo baixo, mexendo sempre e retirando a espuma que se forma sobre a geléia. Quando estiver em ponto de geléia retirar do fogo e colocar em um pote de vidro esterelizado.

CONSERVA DE PIMENTA

Ingredientes:
Pimentas Variadas
Vinagre de Álcool ou Cachaça ou Óleo (de soja ou azeite de oliva)
Louro, alecrim e alho para temperar
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar

Modo de Preparo
- Lavar bem cada pimenta.
- Cortar as hastes (talinhos verdes) de todas elas.
- Secar bem as pimentas.
- Num vidro lavado, esterelizado e completamente seco acomodar as pimentas fazendo a montagem da forma que quiser. Intercalar as ervas e temperos com as pimentas. Forçar um pouquinho, até ficar bem justo e encher o vidro.
- Faça uma calda com o líquido que optar usar (vinagre, cachaça ou óleo), o sal e o açúcar.
- Jogar a calda fria no vidro com as pimentas até cobri-las completamente.
- Tampar.
- Deixar curtir de acordo como que você usou para cobrir:
· Vinagre: 7 dias
· Cachaça: no mínimo 20 dias (se não o sabor do álcool fica muito forte)
· Óleo (de soja ou azeite): no mínimo 30 dias.

Dicas e Macetes:
1) Usar luva para evitar ardência nas mãos.

2) Na conserva você pode usar qualquer tipo de pimenta. O processo é o mesmo.

3) Para decidir qual líquido usar na pimenta, você precisa escolher entre deixar a pimenta picante ou o líquido picante para usar como molho:
· Com vinagre ou com cachaça - o ardor vai ficar na pimenta;
· Óleo (qualquer um) - o sabor vai para o óleo.

4) Esterelização do Vidro:
Antes de fazer qualquer conserva é fundamental que os potes de vidro estejam esterelizados. Escolha potes de vidro que possuam tampa que vede bem e lave com água e sabão ou detergente. Pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo.Coloque o pote e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos. Quando faltar 5 minutos, coloque a tampa, para também ser esterelizada. Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre. Depois que esfriar um pouco, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.

5) Ervas e Especiarias
Experimente adicionar ervas e especiarias às conservas para dar um toque especial. As mais utilizadas são: louro, manjericão, tomilho, alecrim, pimenta do reino, gengibre, alho, cardamomo e sementes de mostarda.
6) Validade: 1 ano e meio com vinagre ou cachaça e 2 anos com óleo.

Plante a sua! 
A Loja do Jardim tem à disposição os charmosos Kit Cultivar Pimenta Malagueta e Pimenta Dedo-de-Moça, além das Mini-Hortas Minhas Pimentas e Minhas Pimentas Picantes. Com eles você vai poder ter este tempero bem pertinho da sua cozinha! Acesse www.lojadojardim.com


Nenhum comentário: