quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aromática canela - muito mais que aroma e sabor


A canela ajuda a estimular a atividade da insulina. Essa ação pode prevenir a diabetes

Uma pesquisa norte-americana desen-volvida pelo Centro de Ciências da Saúde Aplicada e publicada pelo Journal of American College of Nutrition, reuniu 22 obesos pré-diabéticos que foram divididos em dois grupos. O primeiro consumiu diariamente uma solução de água e canela, enquanto a outra metade ingeriu placebo.
Coletas de sangue foram realizadas no início e no final do estudo e comprovou-se que as pessoas que consumiram a especiaria tiveram um aumento de 13% a 23% de antioxidantes capazes de aumentar a atividade de insulina, diminuindo os níveis de glicemia no sangue. "Esse condimento ajuda a estimular a atividade da insulina, capacitando o organismo a processar o açúcar de forma mais eficiente. A iguaria pode ajudar a prevenir a diabete graças a essa ação", esclarece Andrezza Botelho, nutricionista clínica especializada em nutrição funcional, de São Paulo.
"Segundo estudos da Associação de Medicamentos dos Estados Unidos (na sigla em inglês USDA), o uso diário de uma colher (chá) de canela reduz significativamente o açúcar no sangue e melhora a taxa do bom colesterol (HDL) e triglicérides", completa a nutricionista e chef Natalia Werutsky, do Yam Gastronomia Vegetariana e Funcional, de São Paulo.

Amiga da mulher

O período menstrual pode ser uma época de bastante desconforto devido à manifestação das famosas e doloridas cólicas. Como possui ação analgésica, carminativa e anti-inflamatória, um chazinho feito com a especiaria proporciona alívio, além de ser uma alternativa totalmente natural. "Ela ajuda a inibir a produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis pelo aumento da inflamação, que gera a sensação de dor no organismo", afirma Andrezza Botelho.

Quem não pode
Estudos comprovam que a canela pode ter potencial abortivo, por isso, as gestantes não devem fazer uso. Pessoas que sofrem de enxaqueca também devem evitá-la. Seu consumo excessivo pode causar gastrites e esofagites.

Propriedades da canela
Digestiva: melhora a digestão dos alimentos e evita flatulências.
Antimicrobiana: útil nas infecções respiratórias.
Tônica e estimulante: aumenta a disposição e a libido.
Estimulante da circulação: alivia os sintomas associados ao frio e resfriados.

Hipoglicemiante: aumenta a eficácia e a atividade da insulina.
Antioxidativa: combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular. Anti-inflamatória: melhora dores musculares e articulares.

Fontes: Revista Natural e Equilíbrio

Andrezza Botelho, nutricionista clínica especializada em nutrição funcional; e Natalia Werutsky, nutricionista e chef do Yam Gastronomia Vegetariana e Funcional, ambas de São Paulo


Nenhum comentário: