segunda-feira, 23 de julho de 2012

Salsa: do cultivo ao prato

Seu nome é ligado ao ritmo quente da música caribenha, possui várias propriedades medicinais e é um dos temperos mais comuns na culinária brasileira. Estamos falando da salsa! 
Suas folhas tenras são ideais para temperar carnes, molhos e saladas. 
A salsa ( Petroselinum crispum) pertence à família Apiaceae. É originária da Europa e foi trazida para o Brasil no início da colonização. Desde a antiguidade era usada pelos egípcios como medicação para o estômago e distúrbios urinários. Os romanos acreditavam no seu poder desintoxicante e também a utilizavam como desodorizante em ambientes. 
A salsa é rica em vitaminas, ferro e cálcio. Sua propriedade terapêutica mais conhecida é a diurética. Mas uma pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro apontou seus efeitos sobre as doenças cardiovasculares. Componentes químicos da salsa agem na circulação, impedindo a formação de coágulos e trombos, que podem entupir os vasos sanguíneos e causar derrames. 


Que a salsa era boa para os rins, a ciência já sabia. Mas uma pesquisa com moradores do estado do Rio surpreendeu os especialistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O farmacêutico Douglas Chaves descobriu o que estava na boca do povo: a salsa, além de diurética, afina o sangue. 


“Nós observamos que a população utiliza essa espécie para fins medicinais e, principalmente, para o afinamento do sangue”, conta o farmacêutico. 


Será? O jeito foi pesquisar. “Fazemos um processo de extração das substâncias da salsinha através do cozimento da planta realizado sob um aquecimento”, explica o farmacêutico Douglas Chaves. 


A pesquisa trouxe uma descoberta sensacional: o tempero mais comum da mesa brasileira pode combater um dos males mais comuns da Humanidade: as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo. 
Os pesquisadores ainda procuram algumas respostas. Qual é a quantidade necessária de salsa para prevenir as doenças circulatórias na população em geral e qual é a dosagem que pode funcionar como remédio para os pacientes com trombose? Na busca das repostas, eles já chegaram a algumas conclusões animadoras. 


Componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames. 
Na pesquisa, uma amostra de plasma que não teve contato com a salsa fica gelatinosa depois da coagulação. Enquanto isso, o plasma sanguíneo que teve contato com a salsa permanece líquido por um longo tempo. Isso mostra que a salsa inibe a formação dos coágulos. A salsa só deve ser evitada pelas mulheres grávidas, pois pode provocar sangramentos. 


“No fundo, nossas avós estavam certas. Estamos mostrando que, realmente, a salsa 'afina' o sangue, serve para melhorar a circulação e prevenir a formação de trombos”, diz a bioquímica Russolina Zingali. 

Plante a sua!

A salsinha, como também é chamada, é uma planta de fácil cultivo, tanto em hortas, como em vasos. Necessita de local ensolarado e poucos cuidados. Pode ser cultivada durante todo o ano onde o clima é ameno. 
A Loja do Jardim tem à disposição o charmoso Kit Cultivar Salsinha. Com ele você vai poder ter este tempero bem pertinho da sua cozinha! Acesse www.lojadojardim.com


Nenhum comentário: