sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O chá e a cafeína


Quando se fala em cafeína, lembramos logo do café, não é mesmo?  Mas o nosso bom e velho chá também contém boa dose de cafeína (que nesse caso também pode ser chamada de teína).

A substância está presente nos três tipos mais conhecidos de chá: o preto, o verde e o branco - todos derivados da mesma planta, a Camellia sinensis 
Apesar de toda a fama adquirida pelo chá verde, a verdade é que 75% do chá produzido no mundo é preto. E é justamente o chá preto que contém mais cafeína entre os três. Enquanto uma xícara de café possui em torno de 90 mg de cafeína, a mesma xícara de chá preto tem entre 40 mg e 70 mg. No caso do chá verde, a cafeína varia entre 9 mg e 50 mg por xícara (no chá branco, a quantidade é muito pequena, assim como os efeitos). 
A absorção da cafeína do chá, no entanto, é mais lenta que a do café, mas pode ser acelerada com uma gota de limão – ou leite, bem ao gosto dos ingleses. 
Parte do efeito emagrecedor do chá se deve justamente à cafeína. Em doses moderadas, ela melhora a digestão e elimina parte da gordura que ingerimos. Além disso, o chá verde, por exemplo, favorece a flexibilidade do corpo e contribui na prevenção de lesões musculares. Alguns estudos recentes provaram que a cafeína está associada inclusive à melhora da retenção de memória e pode aumentar a eficiência de analgésicos.
Apesar de todos esses benefícios, o consumo em excesso da substância deve ser evitado. 

Nenhum comentário: