quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Conheça os poderes do blueberry

Fonte: Dr. Bem Estar



O mirtilo, ou Blueberry,  em inglês é um fruto ainda pouco conhecido no Brasil. Sua implantação data da segunda metade da década de 1980. Apesar de ser uma espécie recente em nossas condições, o mirtilo é largamente cultivado em países do Hemisfério Norte, principalmente na Europa e Estados Unidos. 
Nestas regiões, a espécie tem importância comercial significativa, além de  uma ampla divulgação da utilização dos frutos como “fonte da longevidade”, em razão da sua composição nutricional. Estes fatores têm impulsionado o cultivo em regiões não-tradicionais, como a América do Sul, na qual destaca-se o Chile como principal produtor.

O pigmento que dá a cor azul ao fruto (antocianina), interfere no metabolismo das células humanas, reduzindo a ação dos radicais livres associados ao envelhecimento, câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer e muitas outras doenças.

Blueberry é considerada uma das frutas com maior poder antioxidante. Mas seus benefícios vão mais além: é repleto de nutrientes como antocianinas, vitamina C , complexo B, vitamina E , vitamina A , cobre, selênio , zinco , ferro. Esses nutrientes impulsionam o sistema imunológico, previnem infecções e ​​doenças virais e bacterianas.
Por ser carregados de vitamina C e antioxidantes (antocianina), o Blueberry leva vantagem. Esses dois nutrientes neutralizam os radicais livres, protegendo-nos de inúmeras doenças e combatendo o envelhecimento. Os mirtilos têm um composto formado por moléculas ​​que inibem o crescimento de bactérias e parasitas que causam infecções, sensação de queimação durante a passagem da urina e outras complicações. Suas propriedades antibióticas impedem essas infecções.
Além de ser uma fruta com poucas calorias, os mirtilos ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), gordura abdominal e síndrome metabólica. Ajudam também a controlar a produção de glicose e insulina no organismo
Os carotenoides e flavonoides encontrados no Blueberry, além de outros nutrientes, como a vitamina C, vitamina E e vitamina A, selênio, zinco e fósforo, são muito benéficos e essenciais para a saúde ocular. Comer três ou mais porções de mirtilos por dia pode reduzir o risco de doenças relacionadas à idade, catarata, miopia e hipermetropia, secura e infecções.
Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar, procure já e aproveite todos os benefícios que essa super fruta pode oferecer.



Nenhum comentário: