segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Romã para uma pele saudável



A inconfundível fruta cheia de sementinhas e gosto adocicado guarda também em seu interior propriedades nutricionais que agem em benefício da pele. “O alimento é rico em compostos antioxidantes como os flavonoides, vitaminas C, A e E”, indica Kátia Iared. Além disso, a romã ainda possui baixo valor calórico e é praticamente livre de gorduras.

As propriedades antioxidantes da romã (Punica granatum L.) estão em estudo na Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio, em uma parceria com produtores da fruta do semiárido, Embrapa Semiárido e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia da pesquisa é agregar valor à produção da romãzeira, buscando alternativas de mercado para os frutos que não têm padrão comercial para o consumo in natura.

A romãzeira é originária da Ásia e, no Brasil, é cultivada com fins ornamentais ou para a produção de frutos. Espécie de clima quente, adaptou-se muito bem às condições do semiárido, hoje o principal polo produtor. "A romã é conhecida, mas não é comercialmente explorada. 

Segundo Regina, as propriedades antioxidantes da romã a tornam um alimento funcional, com grande apelo no mercado consumidor. "Segundo um estudo da Universidade de Baroda, na Índia, o fruto tem três vezes mais capacidade antioxidante que o vinho e o chá verde", explica Regina, acrescentando que a romã contém antocianinas, que, assim como a vitamina C, vitamina E e betacaroteno, captam facilmente os radicais livres. "Estes radicais, se produzidos ou absorvidos em excesso, aumentam os riscos de doenças como hipertensão, artrite e envelhecimento precoce", por isso é tão importante combatê-los, conclui



Nenhum comentário: