terça-feira, 12 de março de 2013

Café Verde: o mais novo termogênico


O Café Verde tem sido alvo de várias reportagens por conter cafeína em concentração duas vezes maior do que no grão torrado - aquele mesmo utilizado para fazer o café que tomamos no dia-a-dia. Em razão desta alta concentração, o café verde apresenta um ótimo efeito termogênico, sendo um aliado para os praticantes de atividade física e um coadjuvante em dietas que visam o emagrecimento. 
Outro benefício atribuído ao café verde é a quantidade de antioxidantes, que chega a ser de três a cinco vezes maior. Tanto o café verde quanto o grão torrado contém 0,06% a 0,32% de cafeína, teobromina, teofilina, taninos e flavonóides, e de 5% a 10% de ácido clorogênico e em média 15% de proteína, sendo os aminoácidos mais encontrados o ácido glutâmico, ácido aspártico e leucina.
Mas a vantagem a favor do café verde é que durante o processo de torrefação, somente a cafeína é mantida em suas concentrações encontradas no fruto verde. 
A cafeína, além de atuar como um termogênico natural, melhorando o metabolismo e favorecendo a perda de peso, também atua inibindo as adenosinas, que são as substâncias responsáveis por induzir o sono e, assim, promover um maior estado de atenção. Além disso, promove a oxidação de gorduras corporais e facilita a sua eliminação.
Já o ácido clorogênico, presente no café verde em concentração duas vezes maior do que a encontrada no café torrado, diminui a absorção de glicose em nível intestinal e participa no metabolismo dos açúcares inibindo a enzima glicose-6-fosfatase, que é responsável pela liberação de açúcares do fígado para a corrente sanguínea. 
Essa inibição mantém os níveis baixos de glicose e diminui o acúmulo de gordura, já que açúcar em excesso é transformado em gordura. Por sua ação no metabolismo da glicose, o café verde também pode ser um coadjuvante no tratamento de pacientes diabéticos.
O ácido clorogênico também parece agir no estado de humor das pessoas evitando a depressão, porém os mecanismos ainda não são claros.
O potencial antioxidante do café verde fez com que as pesquisas em torno de produtos cosméticos utilizando seus principios ativos fossem intensificadas. Isso porque a ação antioxidante do ácido clorogênico atua no combate aos radicais livres, os vilões do envelhecimento, e protege contra as radiações ultravioletas.
Ao contrário do que se possa imaginar, o café verde não tem coloração esverdeada, ele é marrom assim como o grão torrado. A diferença é que o café verde não passa pelo processo de torrefação.
Os estudos e aplicações do café verde ainda são recentes, por isso é necessário cautela ao utilizar. O ideal é buscar orientação com nutricionista ou médico  antes de utilizar, pois se trata de um produto não indicado para pessoas com hipertensão, com tendência ao nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica, úlceras gastroduodenais, problemas hepáticos e reumáticos. 

Consumir grãos de café verde ajuda perder peso, diz estudo

Os grãos de café verde ou sem torrar podem ajudar a emagrecer em um período relativamente curto de tempo combinado com alimentação saudável e exercícios, aponta estudo apresentado em 2012, na reunião da Sociedade Americana de Química. 
Como explicou o professor Joe Vinson da Universidade de Scranton (Pensilvânia) e sua equipe, a ingestão diária de cápsulas de café ajudou um grupo de pessoas com sobrepeso e obesos a emagrecer em um período de seis meses até 10% de seu peso. Participaram do estudo 16 pessoas com sobrepeso e obesas com idades entre 22 e 26 anos que tomaram cápsulas do extrato de café e de placebo (que continham um pó inativo) durante 22 semanas. 
Os integrantes da pesquisa alternaram a ingestão de uma dose baixa (de 700 mg) e uma maior (de 1.050 mg) de extrato e placebo, cada uma durante seis semanas, para analisar o impacto das distintas cápsulas em cada pessoa. Os cientistas controlaram a dieta, as calorias e os exercícios feitos pelos pacientes durante o período e descobriram que eles perderam em média de 7,7 quilos, o que representa 10,5% do peso total e 16% de gordura corporal. 
Vinson assinalou que estudos anteriores já haviam demonstrado a perda de peso com o café verde, mas este é o primeiro a utilizar quantidades mais altas de extrato de café e o primeiro a medir a resposta dos pacientes com várias doses. Ele explicou que o efeito dos grãos de café verde se deve a uma substância chamada ácido clorogênico, mais presente nos grãos de café sem torrar. 
O processo da torra quebra as moléculas quando alcança a temperatura de 240 graus. Este processo de torrar o café é o que dá a cor marrom, seu aroma característico e o sabor. Embora os grãos verdes tenham pouco aroma e sabor ligeiramente amargo podem, no entanto, ter novo uso como complexo nutricional. 
Os analistas advertem que a obesidade é uma epidemia crescente nas sociedades industrializadas e no caso dos Estados Unidos 68% da população sofre de sobrepeso ou obesidade. 
Com relação a esse assunto, destacam que embora existam remédios para reduzir de peso "a eficácia é baixa e os efeitos colaterais fazem com que sejam desprezados nos estudos clínicos", por isso ressaltam as vantagens do café, "neutro, seguro, eficaz e de baixo custo".


Um comentário:

Cris disse...

Tenho muita vontade de tomar este café, mas tenho medo de não conseguir dormir, o que faço?