terça-feira, 6 de agosto de 2013

Alimentação correta ajuda a preservar a memória e o aprendizado

Fonte:  UOL Saúde

Por mais que a ciência evolua, não tem jeito, o processo de envelhecimento dos seres humanos continua sendo, até agora, irreversível. Enquanto tratamentos estéticos e produtos de beleza têm conseguido ao menos retardar os efeitos do tempo externamente, como fazer para conseguir evitar a deterioração do cérebro e da memória, por exemplo? Uma das estratégias é ter uma alimentação saudável.

"Recentemente, um grande estudo publicado em uma revista de neurologia mostrou que indivíduos que tinham como hábito fazer a dieta do mediterrâneo, que basicamente consiste em consumir peixes de águas frias, frutas frescas e azeite de oliva in natura, tiveram um declínio das funções cognitivas significativamente menor quando comparados com pessoas que consumiam outras dietas", conta o neurologista André Felício, com pós-doutorado na University of British Columbia, no Canadá.

Segundo a pesquisa, a dieta mediterrânea pode reduzir os riscos de os indivíduos virem a sofrer de problemas de memória com o passar do tempo. A pesquisa foi descrita como "o mais amplo estudo do tipo feito até agora" e se baseou na informação dietética de 17.478 afro-americanos e caucasianos com média de idade de 64 anos. Os adeptos da dieta mediterrânea foram 19% menos propensos a desenvolver problemas em suas habilidades de memória e raciocínio do que pessoas que não comem estes alimentos.

A nutricionista Ariane Machado Pereira, da Naturalis, também defende o consumo de peixes, pela presença do ômega 3 em sua composição. Trata-se de um ácido graxo poli-insaturado adquirido por meio da alimentação que é precursor do ácido docosa-hexaenóico (DHA).

"O DHA é um ácido graxo ômega 3 com participação ativa na formação e manutenção do sistema nervoso e na constituição dos neurônios (células responsáveis pela transmissão de informações no cérebro). Além disso, com o envelhecimento do indivíduo, há um aumento do estresse oxidativo, que atua reduzindo os níveis do DHA no cérebro. Esse processo resulta em uma diminuição desses ácidos graxos, assim como ocorre em maior intensidade nas doenças como alzheimer, parkinson e na esclerose lateral amiotrófica. Por isso, o peixe é ótimo para ser inserido na alimentação", afirma a nutricionista.

Ela acrescenta que a suplementação com óleo de peixe, que contém alta concentração de DHA, pode ajudar na memória porque o ácido é um dos maiores constituintes do tecido nervoso.
"O aumento do seu consumo é importante para a formação e na função do sistema nervoso, particularmente do cérebro. Ele participa da comunicação entre os neurônios por meio da geração de impulsos nervosos. Já os fosfolipídios (principais componentes das membranas celulares) também estão relacionados com uma melhora na memória, pois desempenham inúmeras funções benéficas no organismo e mantêm a integridade das células."
Um outro alimento destacado por Pereira é a lecitina de soja,  por ser fonte de fosfolipídios, dentre eles a fosfatidilcolina, a fosfatidiletanolamina, o fosfatidilinositol e a fosfatidilserina. "Esta última é encontrada em grande quantidade nas células do cérebro, onde está relacionada à função das células cerebrais. Diversos estudos mostram que essa substância melhora as funções cognitivas, como o aprendizado, a memória, a atenção e o raciocínio", afirma.

A fosfatidilcolina, frisa a nutricionista, fornece a colina, uma vitamina essencial do complexo B que participa da formação da acetilcolina, um neurotransmissor (mensageiro do cérebro).

O neurologista é mais comedido: "Além de suplementos 'naturais', como o óleo de peixe, óleo de coco e lecitina de soja, existem diversos outros compostos que associam vitaminas, ômega 3, outros antioxidantes, aminoácidos, etc., e que teriam o potencial de melhorar as conexões nervosas em indivíduos com problemas como a doença de Alzheimer.
"Uma alimentação equilibrada, composta por nutrientes que atuam no bom funcionamento cerebral, associada à prática de atividade física, com certeza ajudará positivamente na memória, na concentração e na prevenção de doenças degenerativas progressivas do cérebro, levando em consideração os aspectos genéticos de cada individuo", finaliza a nutricionista.
Conheça alguns alimentos que ajudam a melhorar a memória:
Abacate - possui vitamina B3 (niacina), que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória, segundo a nutricionista Ariane Machado Pereira. "Frutas frescas, orgânicas, também são antioxidantes naturais e contêm elementos que ajudam a formar um neurotransmissor, a acetilcolina, substância que faz a comunicação de uma célula com outras", afirma o neurologista André Felício.
Banana - possui vitamina B6, importante para a formação de neurotransmissores. Seu deficit diminui a formação de serotonina (neurotransmissor que fornece a sensação de bem estar) .
Cereais - contém vitamina B2 (riboflavina) que regula a glutationa, um dos maiores protetores celulares contra a ação dos radicais livres, afirma a nutricionista Ariane Machado Pereira. Também possuem vitamina B3 (niacina) que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória e vitamina B6, importante para a formação de neurotransmissores. Seu deficit diminui a formação de serotonina (neurotransmissor que fornece a sensação de bem estar). Também contém cálcio, que participa da formação do óxido nítrico, um gás fundamental no organismo que possui ação vasodilatadora e beneficia a formação da memória .
Frutas vermelhas - para a nutricionista Ariane Machado Pereira, são alimentos ricos em antioxidantes, como bioflavonoides, carotenoides, vitamina E e selênio, que ajudam a evitar lesões no cérebro. "Frutas frescas, orgânicas, também são antioxidantes naturais e contêm elementos que ajudam a formar um neurotransmissor, a acetilcolina, substância que faz a comunicação de uma célula com outras", afirma o neurologista André Felíci.
Levedo de cerveja - contém vitamina B2 (riboflavina), que regula a glutationa, um dos maiores protetores celulares contra a ação dos radicais livres, afirma a nutricionista Ariane Machado Pereira. Também possui vitamina B3 (niacina), que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória e vitamina B6, importante para a formação de neurotransmissores. Seu deficit diminui a formação de serotonina (neurotransmissor que gera bem-estar).
Óleo de fígado de bacalhau - possui vitamina D, que auxilia na regeneração dos neurônios e regula a fixação do cálcio em receptores importantes para a formação da memória, segundo a nutricionista Ariane Machado Pereira.
Ovo - é um ótimo alimento para o cérebro. "Depois de passar vários anos sendo julgado por elevar as taxas de colesterol no sangue, hoje ele ganha mais um motivo para ser inserido na alimentação, já que possui uma alta concentração de colina, uma vitamina essencial do complexo B que atua como precursora do neurotransmissor acetilcolina, importante para a formação de novas células e reparação das já lesadas", diz a nutricionista Ariane Machado Pereira, da Naturalis. Além disso, possui vitamina B3 (niacina), que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória.
Tomate - rico em fisetina, substância que estimula a formação de novas conexões neurais e da memória a longo prazo, segundo a nutricionista Ariane Machado Pereira. Por ser rico em vitamina C, o tomate também combate as reações tóxicas que ocorrem nas células. Também é de suma importância na formação de acetilcolina, que participa da formação de novas células e da reparação das já lesadas.
Uvas - são ricas em antioxidantes, como bioflavonóides, carotenóides, vitamina E e selênio, que têm papel protetor para os neurônios, impedindo possíveis lesões no cérebro e combatendo o envelhecimento celular. "Frutas frescas, orgânicas, também são antioxidantes naturais e contêm elementos que ajudam a formar um neurotransmissor, a acetilcolina, substância que faz a comunicação de uma célula com outras", afirma o neurologista André Felício.

Nenhum comentário: