terça-feira, 29 de julho de 2014

Diga-me o que você come e eu lhe direi se é feliz...

Gordura trans causa tristeza, bananas e chocolates dão alegria.... será mesmo que os alimentos podem interferir diretamente em nosso humor? Os cientistas estão afirmando que sim.



Um estudo realizado em 2010 com 200 detentos de oito prisões na Holanda mostrou um resultado bem interessante. Em períodos que variavam de um a três meses os detentos recebiam, junto com a refeição normal do dia, algumas cápsulas de suplemento com um mix de vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega 3, ou um simples placebo. No grupo que recebia o suplemento, notou-se que o comportamento agressivo foi se tornando menos frequente. Os pesquisadores, orientados pelo psicólogo Ap Zaalberg, passaram a registrar atitudes violentas com menor frequência.
Resultados bem similares foram obtidos num outro estudo realizado no Instituto Sanitário Nacional (NIH), nos Estados Unidos. Alguns pacientes dependentes de álcool que apresentavam comportamento impulsivo e violento passaram a receber suplementos alimentares que supriam eventuais deficiências em sua dieta. O resultado do estudo mostrou que com a suplementação, as atitudes destes pacientes se mostraram bem menos agressivas.

Segundo artigo publicado na Revista Scientific American, no primeiro semestre de 2014, alguns estudos que usam placebos como controle confirmam o efeito benéfico dos ácidos graxos ômega 3 em pacientes com depressão e/ou que sofrem de distúrbio maníaco-depressivo. "Graças a essas substâncias é possível aliviar os sintomas do distúrbio borderline de personalidade", afirma a psiquiatra americana Mary Zanarini, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard. Em 2003 ela coordenou um estudo piloto no qual, por oito semanas, dez mulheres diagnosticadas com transtorno borderline utilizaram um suplemento nutritivo com ácidos graxos ômega 3 . As pacientes apresentaram uma redução dos sintomas depressivos e dos impulsos agressivos em relação ao grupo de controle com o placebo. 

Para o pesquisador Peter Falkai, coordenador do setor de psiquiatria e psicoterapia da Clínica Universitária de Gõttingen,  "a alimentação, combinada com os exercícios físicos e os estímulos sociais, desempenha papel importante para a saúde mental". 


A questão toda parece basear-se na seguinte premissa: alguns alimentos fornecem nutrientes e substâncias que participam da produção dos neurotransmissores, que são uma espécie de "mensageiros químicos" que fazem a comunicação entre as células do nosso sistema nervoso. 

Dentre os vários neurotransmissores, a serotonina é a que exerce uma grande influência no estado de humor. Ela é a substância que funciona como uma injeção de bem estar e como um sedativo que melhora o humor de um modo geral, especialmente em pessoas com depressão. Ocorre que os níveis cerebrais de serotonina dependem da ingestão de alimentos fontes de triptofano - o aminoácido que é precursor da serotonina.


E olha só quais são os campeões do bom humor:


Chocolate

Cientistas concordam: chocolate está associado ao bom humor. E olhe que ele é capaz de fazer bem para a pessoa mesmo antes do nascimento! Num estudo realizado em 2004 na Finlândia, os pesquisadores observaram que, aos 6 meses, bebês de mães que haviam consumido diariamente um pouco de chocolate durante a gestação eram mais ativos, risonhos e tranquilos. A avaliação foi obtida com a medição da frequência de seus sorrisos e risadas.
 O chocolate influencia o humor porque o organismo tem carência de alguns aminoácidos essenciais, entre outras coisas, para produção dos neurotransmissores, as moléculas mensageiras trocadas entre os neurônios. O triptofano serve como produto de base para a serotonina, o "hormônio da felicidade". Na falta dessa molécula podem se manifestar depressão e estados de ansiedade. De fato, a distribuição de triptofano parece atenuar os sintomas depressivos, visto que quanto mais circula no cérebro mais serotonina é produzida.

Ovo

Repletos de proteínas de alta qualidade e ómega 3 (de galinhas com uma alimentação rica em ómega 3), os ovos são uma boa fonte de vitaminas B12, B2 B5 e D. Um ovo cozido contem mais de 20% da quantidade diária de triptofano recomendada. Uma dieta equilibrada que inclui de proteína de alta qualidade, como podemos encontrar em ovos e carboidratos saudáveis, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e evita os altos e baixos emocionais.
Além disso, nos ovos, a vitamina B12 auxilia na produção de energia, reduzindo problemas de memória e sintomas de depressão. 

Semente de Girassol
As sementes de girassol são fonte riquíssima de ácido fólico e magnésio, duas substâncias que desempenham um papel importante na regularização do humor.  A falta de magnésio no organismo é muitas vezes responsável por casos de fadiga, nervosismo e ansiedade, pois provoca um aumento de adrenalina. Níveis de magnésio estáveis e adequados estão relacionados a estados de calma e relaxamento, essenciais para o bom humor. Alguns estudos científicos mostram que suplementos de magnésio são benéficos como coadjuvantes em tratamentos de depressão, tendências suicidas, ansiedade, irritabilidades e insônia.
Já ácido fólico - uma vitamina complexo B - que está relacionado às funções do sistema nervoso. A falta de ácido fólico pode ocasionar episódios de irritabilidade, depressão, confusão mental e insônia. 
Vale destacar ainda que as  sementes de girassol são uma boa fonte de triptofano e tem sido recomendadas por nutricionistas como um suplemento natural para aumentar os níveis de serotonina - substância responsável pela sensação de bem estar.
Banana
Graças à combinação de vitaminas B6, A e C, fibras, triptofano, potássio; fósforo, ferro, proteínas e carboidratos, a banana é considerada um dos alimentos mais indicados para elevar o bom humor. A ingestão de uma banana provoca no organismo um choque energético ocasionado pela combinação de frutose + fibra , diminuindo a falta de açúcar no sangue e aumentando quase que instantaneamente o humor. 
Além disso, os carboidratos estimulam a absorção do triptofano no cérebro e a vitamina B6 ajuda a converter o triptofano em serotonina, essencial para o humor. Outro ponto a favor da banana: é rica em ferro, mineral importante para a produção de energia e combate à a fadiga.




Nenhum comentário: