sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cranberry: uma frutinha com propriedades pra lá de especiais!

A fruta Cranberry é originária do norte dos Estados Unidos e sul do Canadá e é conhecida mundialmente pelo seu sabor e benefícios.
Com propriedades diferenciadas e muito saudáveis, o cranberry encontra-se no topo da lista de frutas ricas em antioxidantes, proantocianidinas e quercetina.


O suco de Cranberry e seus benefícios:
Trato Urinário: As descobertas dos pesquisadores sugerem que o consumo regular de suco de cranberry pode apresentar proteção contra certas bactérias resistentes ao antibiótico e que causam infecções do trato urinário (ITUs). Recente pesquisa, realizada juntamente com a Rutgers e a University of Michigan, sugere que o consumo regular do suco de cranberry reduz o potencial para o desenvolvimento das Infecções do Trato Urinário, portanto diminuindo a taxa da resistência ao antibiótico. (Fonte: Journal of the American Medical Association)
Em razão dos vários estudos existentes sobre os benefícios do cranberry ao organismo, médicos prescrevem o suco como agente principal ou coadjuvante em tratamentos diversos.


Saúde do Coração: O estudo in vitro descobriu que os compostos no suco cranberry possuem um efeito benéfico ao sistema cardiovascular, semelhante aos componentes do vinho tinto. Adicionalmente, esse estudo descobriu que o suco de cranberry reduzia a pressão arterial nos ratos estudados. Os autores observaram que esse estudo sugere que o consumo regular de suco de cranberry pode ter um efeito benéfico sobre o sistema cardiovascular semelhante ao vinho tinto. (Fonte: Journal of Medicinal Food)

Sistema Respiratório: Um estudo de laboratório descobriu que os componentes encontrados no suco de cranberry ajudam a prevenir que os vírus da gripe tipo A e B ataquem as células hospedeiras e inibam a infecção subseqüente. Esse estudo preliminar sugere o potencial que os componentes do cranberry podem exercer no controle da infecção viral da influenza.
Saúde do Estômago: Estudo recente publicado pelos pesquisadores na TelAviv University, Weizmann Institute of Science and Haifa Technion descobriu a evidência preliminar de que o cranberry pode também ter um efeito antiadesão sobre a H.pylori, bactéria causadoras das úlceras do estômago. O estudo in vitro, utilizando as células do muco gástrico humano e uma fração de cranberry sugere que o efeito antiadesão do cranberry pode prevenir que as bactériasse firmem na parte interna do estômago,uma etapa importante para consideração sobre os eventos que ocasionam em algumas úlceras. (Fonte: Federation of European Microbiological Societies (FEMS) Antiviral Research)


Saúde da Boca: Pesquisa do laboratório da TelAviv University sugere que os componentes do Cranberry podem inibir certas bactérias encontradas na boca e que se aderem aos dentes, ocasionando o desenvolvimento da placa O efeito acontece aparentemente, através do mesmo tipo de mecanismo antiadesão que observado na pesquisa do efeito no trato urinário. Essasbactérias estavam associadas com a gengivite periodontal. (Fonte: Journal of the American Dental Association)
Além de todas essas vantagens para a saúde, o  Suco de Cranberry  é delicioso e em razão de seu sabor e qualidade é muito utilizado em bares, baladas e restaurantes para preparação de drinks. Dentre eles o mais famoso é o Cosmopolitan, conhecido mundialmente por ser o drink predileto de artistas como Madonna, George Michael e personagens do seriado Sex and City.
Nos EUA o Cosmopolitan é um dos drinks mais pedidos na noite.


Benefícios da fruta Cranberry:

Proantocianidinas: São bioflavonóidesativos, conhecidos também como taninos condensados. As concentrações variam de planta para planta, mas as mais altas concentrações estão na cranberry.
Antioxidantes: A fruta Cranberry possui uma quantidade de antioxidantes 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes mais que a vitamina E.
Quercetina: É um flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas antiinflamatória, anticarcinogênica (pois atua no sistema imunológico), antiviral, influencia na inibição de cataratas em diabéticos, anti-histamínicas (antialérgicas), cardiovascular
Vitaminas: A fruta cranberry contém vitaminas A  (age sobre a visão, pele e mucosas), C (age sobre o tecido conjuntivo, tem poder desintoxicante, combate o stresse também age como antibiótico natural), D (promove a absorção de cálcio - após a exposição à luz solar - e é essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atuando também no sistema imune,o coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas,  E (melhora a oxigenação celular, ajuda nas dores menstruais, aumenta a energia muscular e é essencial em processos de cura e rejuvenescimento.
Minerais presentes na Cranberry: magnésio, ferro, cálcio e selênio.





  










Nenhum comentário: