quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cebolinha: mais que um simples tempero!

Ela está tão presente em nosso dia a dia, que às vezes podemos esquecer de sua importância. Companheira da salsa, a cebolinha pode surpreender ao provar que é muito mais que um simples tempero!



A cebolinha é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo. Isso porque trata-se de uma planta de fácil cultivo e de uso bem versátil.
Seu cultivo é mesmo milenar. Algumas referências registram seu uso há cerca de 3.200 anos a.C. na civilização persa; outras registram como data mais antiga o uso da cebolinha na China, há mais de quatro mil anos. Bem, o fato é que lá na China ela é bem valorizada, chamada de a “pérola entre as verduras”, era usada na culinária e também medicinalmente. Dizia-se que quanto mais forte o aroma e o sabor da cebolinha, maior era o seu poder de cura. Trazida do Oriente, chegou no Ocidente e logo se transformou num ingrediente quase indispensável na culinária.

Boa fonte de vitaminas A e C, a cebolinha ainda carrega a fama de auxiliar na digestão e estimular o apetite. Sua versatilidade é espantosa: pode ser usada na elaboração de pratos como sopas, caldos, omeletes, purês de batata, carnes e peixes e frutos do mar. Dá um sabor todo especial a manteigas, queijos cremosos e patês. Seu efeito estético também merece destaque, podendo decorar pratos prontos e servindo até mesmo de "fita natural": amolecida em água morna, é usada para amarrar trouxinhas e crepes.

Cientificamente chamada de Allium fistulosum, a cebolinha verde caracteriza-se por seu formato tubular. Seus “tubinhos verdes” na verdade são folhas adaptadas que adquirem um aspecto curioso. Por ser uma planta herbácea de pequeno porte, com raízes finas, pode ser cultivada facilmente em pequenos espaços, especialmente em vasinhos ou jardineiras.
O cultivo é fácil, mas não se esqueça de deixá-la em local sempre iluminado.

Plante a sua!
A Loja do Jardim tem à disposição o charmoso Kit Cultivar Cebolinha. Com ele você vai poder ter este tempero bem pertinho da sua cozinha! Acesse www.lojadojardim.com 


Nenhum comentário: