segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os benefícios do Tamarindo


O tamarindo ou tamarindu (Tamarindus indica L.) pertence à família Leguminosae (Cesalpinioideae) e é originário da África, de onde se dispersou por todas as regiões tropicais. 
O fruto é conhecido por “Tâmara da Índia”, pois após ser levado para esse país, foi extensivamente cultivado. Foi introduzido na Europa pelos árabes e no Brasil pelos portugueses, com sementes trazidas da Índia.
É muito apreciado principalmente na região Nordeste, mas o fruto e seus derivados são encontrados por quase todo o Brasil.
O tamarindo é rico em vitamina C e B1 (tiamina), fósforo, cálcio, ferro e pectina, principal fibra solúvel (capaz de reduzir o colesterol do sangue). A polpa é rica em ácido cítrico, málico e tartárico, parcialmente combinados sob a forma de sais de potássio e cálcio. E, ao contrário dos outros frutos, a acidez não diminui conforme o fruto amadurece.
O fruto apresenta propriedades laxativas, sendo bastante recomendado para ajudar a combater problemas do intestino, principalmente a prisão de ventre.  

Curiosidades a respeito do Tamarindo

Apesar de ser mais conhecido como fruta, o tamarindo é classificado como legume por se tratar de uma vagem.

No Sudeste Asiático e na Índia, costumava-se atribuir ao tamarindeiro a fama de ser morada de influências maléficas, por essa razão, seu perfume, sua sombra e objetos produzidos a partir de seu tronco eram considerados perigosos. Segundo a tradição, as armas que possuíssem bainha feita de sua madeira teriam poderes para dominar o mais temível inimigo, até mesmo os considerados invulneráveis



Nenhum comentário: