quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alimentos x Emoções


Como as emoções podem influenciar o quanto você come....


Fonte: M de Mulher - Ed. Abril

"Comer em excesso frequentemente é resultante de fatores emocionais. É uma tentativa de compensar a baixa autoestima, a ansiedade, a tristeza e a depressão. O alimento nutre o corpo, o amor nutre a alma. Quando estamos dando e recebendo amor, costumamos nos esquecer de comer, porque recebemos um alimento de melhor qualidade: o amor. Mas quando não interagimos no amor, nos tornamos solitários ou temos um sentimento de rejeição, então a fome se torna um substituto para o amor. O amor por si mesmo é o primeiro requisito para amar aos demais seres", explica a Dra. Maria Fátima Martinhão, médica e especialista em medicina ayurveda (SP). 

De acordo com os princípios da nutrição ayurveda (ayur é vida e veda é ciência ou conhecimento), originada na Índia há mais de cinco mil anos, a comida não serve apenas para saciar a fome; ela garante longevidade, minimizando o aparecimento de doenças e fortalecendo o sistema autoimune. "Escolhas erradas na alimentação provocam o acúmulo de toxinas no organismo e essas substâncias tóxicas causam a grande maioria das enfermidades", afirma a Dra. Maria Fátima.

Há muitas formas de lidar com o comer em excesso. Confira alguns conselhos:

1. Expresse seus sentimentos: escreva ou fale sobre o seu sentimento de não ser amado ou a solidão. Dessa forma, a energia que está bloqueada começa a ser liberada e a fome vai diminuindo.

2. Medite e respire: sempre que você sentir essa fome emocional, sente-se calmamente e preste atenção na sua respiração ou pratique 10 a 15 minutos de meditação (inspire pensando na energia da vida entrando em você e expire liberando sua limitada individualidade). Outra opção é respirar profundamente por 12 vezes e então beber um copo de água morna.

3. Exercite-se ou pratique ioga com um profissional capacitado.

4. Caminhe por 20 minutos respirando profundamente.

5. Teste a sua fome: há uma forma de saber se o que você está sentindo é fome real ou emocional. Beba uma xícara de chá de hortelã (menta) ou camomila. Se o apetite for emocional, a bebida morna trará satisfação e você se sentirá melhor. Mas se você estiver realmente com fome, o chá não diminuirá seu apetite. Nesse caso, opte por uma alimentação leve ou beba lentamente um suco de fruta (maçã, romã, uva, pêssego), de preferência fresco e sem açúcar ou leite.

6. Sua principal refeição deve ser por volta do meio dia (é quando seu fogo digestivo está mais ativo). Evite comer antes das 10 horas, tome chás de gengibre, funcho ou erva-doce. Em jejum, beba uma mistura de água morna, uma colher (chá) de mel envelhecido (colhido ha mais de 1 ano), dez gotas de suco de limão e dez gotas de vinagre de maçã.

7. Não durma durante o dia.




Nenhum comentário: