terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Plantas que emagrecem


Entrevista com Vanderlí Marchiori - Nutricionista e fitoterapeuta, vice-presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT), com especialização em medicina natural pelo Manchester Institute, de Boston, nos Estados Unidos. Fonte: Revista Saúde!


Embora todo mundo sonhe com uma fórmula mágica para encolher a circunferência da cintura, não há nada mais eficaz do que aparar arestas calóricas do cardápio e exercitar o corpo. A fitoterapia, no entanto, pode dar um belo empurrão nessa luta contra o ponteiro da balança. Existem ervas que concentram substâncias capazes de interferir com o acúmulo de gordura corporal, sem contar aquelas com ação diurética. Nesta entrevista, a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori fala sobre o assunto e ensina como usar tais espécies com segurança no dia a dia. Confira!


De que maneira a fitoterapia auxilia na perda de peso?


Vanderlí Marchiori:
 Os fitoterápicos são coadjuvantes, ou seja, eles favorecem o emagrecimento dentro de um contexto saudável. É preciso reforçar que para alcançar o peso ideal é necessário adotar uma dieta equilibrada e dar um chega pra lá no sedentarismo. Se não houver mudança no estilo de vida, o uso dessas plantas será inútil.


Quais são as espécies mais estudadas?


Vanderlí Marchiori:
 O chá verde (Camellia sinensis) é a planta com o maior número de trabalhos científicos. Mas ultimamente tenho visto bons resultados com a carqueja (Baccharis trimera) além de alimentos como a laranja amarga (Citrus aurantium), o feijão branco (Phaseolus vulgaris) e especiarias. Canela e gengibre são alguns exemplos.

Como o chá verde atua em prol do emagrecimento?


Vanderlí Marchiori:
 Ele ajuda a eliminar e a quebrar moléculas gordurosas. A bebida é riquíssima em compostos que combatem a obesidade e um dos destaques é o EGCG (Epigalocatequina galato), que é termogênico, isto é, estimula o gasto energético. Há ainda alta concentração de cafeína, um conhecido estimulante. Por isso mesmo, minha sugestão é a de consumir até às 5 horas da tarde para não interferir com o sono. 

Qual é a dose ideal?

Vanderlí Marchiori: A recomendação é de não ultrapassar 1 litro por dia. A dica para o preparo é a de ferver 1 litro de água, desligar o fogo, acrescentar 1 colher de sopa da erva e abafar por 5 minutos. 

Existe alguma contraindicação?


Vanderlí Marchiori:
 
Sim. Em primeiro lugar, gostaria de enfatizar que gestantes não podem consumir nenhum fitoterápico sem o aval do obstetra que acompanha o pré-natal. Quem está à base de medicamentos para depressão também não deve utilizar, já que há o risco de interação, o que prejudica o efeito do remédio. 

O que as pesquisas têm revelado sobre as propriedades antiobesidade da carqueja?


Vanderlí Marchiori:
 Há evidências de que facilite a eliminação de gordura e auxilie a equilibrar os níveis de glicose. Vale mencionar ainda sua ação diurética. Aliás, a cavalinha também merece destaque nesse quesito, já que evita a retenção de líquidos e contribui com o processo de eliminação de toxinas do organismo, combatendo até mesmo a celulite. Para ambas as espécies, o ideal é não ultrapassar a dose de 1 litro por dia. No caso da carqueja, uma sugestão é misturar o chá — a receita é idêntica à do chá verde — com suco de abacaxi para atenuar o amargor. Outro conselho é o de adquirir ervas em estabelecimentos de confiança para não correr o risco de levar para casa espécies diferentes. E, mais uma vez, ressalto que as gestantes não devem consumir nenhum fitoterápico sem receber sinal verde do médico. Indivíduos com doenças renais também precisam conversar com um especialista para não terem problemas como a estimulação extra dos rins.

Qual é o mecanismo de ação do feijão branco?
Vanderlí Marchiori: 
O suplemento feito dessa leguminosa inibe a enzima amilase, que está por trás do aproveitamento de carboidratos pelo corpo. Uma substância encontrada no feijão branco, a faseolamina, é a responsável por esse feito. Estudos mostram que pode haver redução de até 20% da absorção do nutriente vindo das massas e dos pães. Mas para que haja eficácia, as cápsulas devem ser ingeridas de 15 a 30 minutos antes das refeições. Sobre a quantidade a ser ingerida, recomendo consultar um fitoterapeuta. A cautela é bem-vinda porque o uso exagerado do suplemento está por trás do aumento de gases e de desconfortos abdominais.


Quais são os benefícios da laranja amarga?


Vanderlí Marchiori:
 Segundo estudos, ela melhora a captação de glicose pelos músculos e ainda combate o acúmulo de gordura. No entanto, essa benesse está vinculada ao consumo do extrato da fruta, que deve ser indicado por um especialista. Aqui também gostaria de frisar que pode ocorrer interação medicamentosa. Pacientes com câncer de mama não podem utilizar a espécie justamente porque ela é capaz de reduzir o efeito de algumas drogas usadas no tratamento desses tumores.

Por fim, como as especiarias, caso da canela e do gengibre, podem auxiliar quem precisa eliminar os quilos extras?


Vanderlí Marchiori:
 Elas contêm substâncias que agem no sistema nervoso e favorecem o gasto energético. Mas só funcionam dentro de um menu bem equilibrado. Afinal, de nada adianta se fartar com comida calórica e esperar que o excesso desapareça milagrosamente. A canela tem sido aclamada ainda por controlar os níveis de açúcar no sangue, o que aumenta a saciedade. O gengibre também faz sucesso por melhorar a circulação sanguínea.



Nenhum comentário: