quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Natal e Ano Novo: Excesso de gordura na alimentação é fator de risco para a saúde do fígado

Com a proximidade das ceias de Natal e Ano Novo, vale lembrar do perigo dos excessos à mesa!


Com a chegada das festas de final de ano, muita gente só pensa em cair de vez em cima das delícias das ceias. Só depois do ano-novo é que começa a se preocupar com os excessos na alimentação.
Porém, esse exagero pode trazer conseqüências sérias para diversas partes do corpo, como o coração e o fígado. No fígado, por exemplo, a gordura pode se acumular e provocar a esteatose hepática, como explica o cirurgião do aparelho digestivo, Fabio Atui.
Porém, como alerta o hepatologista Mario Kondo, o maior problema de quem tem doença no fígado é o volume de comida em geral – não só de gordura. Por isso, é importante se preocupar com a quantidade das refeições além de, claro, a qualidade. A dica é evitar, além das gorduras, também os carboidratos, como farinha branca e batata, e preferir sempre porções menores. De acordo com o cirurgião Fábio Atui, um estilo de vida com alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos é um fator positivo de prevenção contra problemas hepáticos.
Em situações mais graves, o excesso de gordura no fígado pode levar à cirrose, câncer no fígado ou também a esteato-hepatite, doença tão séria como a hepatite C. Porém, entre o diagnóstico da esteatose e da esteato-hepatite, há um intervalo de 10 a 20 anos.
De acordo com o hepatologista Mario Kondo, as duas doenças não costumam dar sintomas e, por isso, as pessoas acabam tendo o diagnóstico tardio, o que pode aumentar a necessidade até mesmo de um transplante de fígado.
Se diagnosticada, a esteatose pode ser tratada à base de medicamentos, mas em geral, a dieta saudável e a prática de atividade física já são suficientes para reverter o quadro.
Então vale o alerta: vamos evitar os excessos!

Nenhum comentário: