quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Humores e sabores


Para a medicina chinesa os alimentos atuam como poderosas fontes de energia que ajudam a harmonizar as emoções



Sabe quando você vê um limão e sente vontade de tomar uma limonada fresquinha? Mais que um simples desejo, isso pode ser sinal de que a energia do seu fígado está em desequilíbrio e precisa do sabor azedo para se recompor. Um tomate vermelho e suculento lhe dá água na boca? É o coração solicitando um reforço de energia. Até aquela vontade incontrolável de devorar um docinho pode ter uma razão fisiológica: baço e pâncreas estão pedindo socorro.


Isso porque, de acordo com a medicina chinesa, a harmonia dos órgãos depende da combinação dos cinco sabores: azedo, amargo, doce, picante e salgado. Esses órgãos, por sua vez, são regidos por centros energéticos relacionados cada qual a um elemento da natureza: rins, à água; fígado, à madeira; coração, ao fogo; baço e pâncreas, à terra; e pulmão, ao metal. 

A falta ou o excesso de alimentos com tais características resulta em doenças e desequilíbrio emocional. "Os alimentos dão aos órgãos a energia necessária para desempenhar suas funções", explica Ysao Yamamura, chefe do setor de medicina chinesa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e autor de Alimentos - Aspectos Energéticos (ed. Triom). Fazem isso não só pelos nutrientes, largamente conhecidos da medicina ocidental, mas pela carga energética presente nas cores e sabores."Esses dois aspectos desencadeiam imagens mentais que refletem nas emoções", afirma o acupunturista de São Paulo Jou Eel Jia, também professor de medicina tradicional chinesa da Unifesp.

É fácil saber quando há desequilíbrio: o corpo "pede" os alimentos que o restauram. "O ideal é a própria pessoa comprar sua cesta básica", diz o doutor Ysao. Para facilitar a tarefa, confira os preceitos da dieta chinesa para manter-se em harmonia.

O pilar da nutrição chinesa
elemento
órgão
sabor
cor
madeira
fígado
azedo
verde e azul
fogo
coração
amargo
vermelho
terra
baço / pâncreas
doce
amarelo
água
rins
salgado
escuros
metal
pulmões
picante
branco

Madeira
Este elemento representa o crescimento, o movimento, o florescimento e a síntese. Por isso, tem correspondência com o fígado, o órgão que controla a circulação da energia vital e contribui para o bom funcionamento de todo o organismo, além de favorecer o equilíbrio dos sentimentos e das emoções.
O que o desequilíbrio provoca: quando a energia do fígado está enfraquecida, afloram sentimentos como indecisão e medo sem motivo aparente. Dificuldade de concentração, sonolência, irregularidade nos ciclos menstruais, fragilidade das articulações e unhas quebradiças são outros sintomas dessa deficiência. Já o excesso de energia causa problemas como irritabilidade, nervosismo, agressividade e raiva.
Como equilibrar o fígado: deve-se ingerir alimentos de cor verde ou azulada, e também os de sabores ácidos ou azedos.
vegetais: alho-porro, arroz, cebola, cana-de-açúcar, canela, coentro, cogumelo shitake, salsa, feno grego, gergelim, girassol, repolho, valeriana, verbena
frutos: lichia
fontes animais: camarão, caranguejo, carpa, ostra, moela de galinha, rã.

Fogo
Como o nome sugere, o fogo é o elemento que representa os movimentos naturais caracterizados pelo calor, ascensão, desenvolvimento, expansão e atividade. Em nosso corpo, ele corresponde ao coração, cuja principal função energética está relacionada à atividade mental e à habilidade da fala.
O que o desequilíbrio provoca: quando o coração não recebe energia suficiente, o resultado é um quadro de letargia e introversão ou, ao contrário, uma alegria exagerada. Os sintomas físicos são: respiração curta, transpiração abundante, membros superiores frios e sem forças, fraqueza geral e rosto pálido e sem brilho. Se, por outro lado, há excesso de energia, a pessoa pode se sentir irrequieta e ansiosa, apresentar comportamentos confusos e irracionais, como rir ou chorar sem motivo aparente, além de ficar mais sujeita a palpitações, gagueira e pigarros.
Como equilibrar o coração: abuse de alimentos de coloração vermelha e os de sabor amargo.
vegetais: abóbora-moranga, café, canela, grão de soja, pimenta, trigo, cebolinha e chás
frutos: melancia, caqui, melão
fontes animais: camarão, carneiro, leite de vaca.

Terra
Na natureza, a terra representa os fenômenos relacionados às transformações que, no organismo humano, ficam a cargo do baço e do pâncreas. Esses órgãos regulam o transporte dos nutrientes dos alimentos e os transformam na energia necessária para nos manter em atividade.
O que o desequilíbrio provoca: a deficiência de energia no baço e no pâncreas causa falhas de memória e esgotamento mental. Em casos extremos, pode levar ao emagrecimento e também à anorexia. O excesso de energia nesses órgãos, por sua vez, traz lentidão de raciocínio, falta de objetividade e idéias confusas. Outros sintomas são lábios ressecados e rachados, gengivas sensíveis, náuseas e azia.
Como equilibrar o baço e o pâncreas: o equilíbrio da energia nesses órgãos é favorecido pelos alimentos de cor amarela e os de sabor doce
vegetais: algas, alho, abóbora-moranga, arroz, amendoim, batata-doce, trigo, batatinha, berinjela, cebola, camomila, cana-de-açúcar, cascas de canela, coentro, cenoura, ervilha, espinafre, feijão preto, gengibre, manjericão, pepino, pimenta, pimentão, queijo de soja (tofu), tomate
frutos: banana, figo, maçã, uva, melão, tangerina, cascas de laranja
fontes animais: cação, carpa, camarão, faisão, frango, ovo de pata.

Água
De acordo com a filosofia chinesa, a água representa fenômenos da natureza que têm como características básicas a retração, a profundidade, o declínio e a eliminação. Por analogia, está ligada aos rins, que são órgãos que governam o crescimento, a função reprodutiva, os ossos e os líquidos de nosso corpo.
O que o desequilíbrio provoca: a falta de energia nos rins causa desânimo, medo, desmotivação e insegurança. Os sintomas físicos são: cansaço excessivo, cabelos sem vida e quebradiços, dentes e ossos enfraquecidos, infertilidade masculina, queda na libido e urina clara e abundante. Já o excesso de energia nesses órgãos pode provocar comportamentos autoritários, sensação de calor (especialmente nos pés) e urina quente e escurecida.
Como equilibrar os rins: tanto quem sofre de falta como de excesso de energia nesses órgãos precisa ingerir alimentos de cor preta ou escuros e os de sabor salgado
vegetais: algas, cebola, alho-porro, arroz, trigo, amendoim, bardana, cevada, batata-doce, cebolinha, cogumelo shitake, erva-doce, feijão preto, gergelim, girassol, nabo, pepino, salsa
frutos: castanha, lichia, nozes, uva
fontes animais: camarão, carpa, carneiro, fígado de galinha.

Metal
O metal simboliza os processos de purificação, seleção, análise e limpeza. São essas também as funções energéticas do pulmão. Ele comanda a circulação da energia pelos demais órgãos do corpo, além de fortalecer as defesas do organismo contra agressões internas e externas.
O que o desequilíbrio provoca: a deficiência de energia no pulmão provoca tristeza e apatia, o que leva à queda de sensibilidade e à diminuição do instinto de preservação. Manifesta-se no físico através de sinais como aparência desvitalizada, pele frágil e tosse crônica. O excesso de energia nesse órgão tende a causar angústia, tosse seca, sensação de ressecamento nas vias aéreas e constipação intestinal.
Como equilibrar o pulmão: o ideal é consumir alimentos de cor branca e os de sabor picante.
vegetais: agrião, algas, alho, amendoim, bardana, café, canela, cenoura, chá, espinafre, gengibre, girassol, manjericão, menta, pepino, pimentão, repolho, soja.
frutos: amêndoa, damasco, banana, caqui, cascas de laranja e de tangerina, maçã, nozes, pêra, uva.
fontes animais: gema de ovo, leite de vaca, mel, queijo


* FONTE: ALIMENTOS - ASPECTOS ENERGÉTICOS, YSAO YAMAMURA, EDITORA TRIOM.

Nenhum comentário: